Muitas pessoas dizem que a revolução digital e as mídias sociais criaram espaço para vozes ocultas. No entanto, parece que, mesmo com mais pessoas falando, menos se ouve.

Nesse contexto, observo algumas vozes que não são tão populares, mas demonstram um maior potencial para gerar uma mudança efetiva. Essas vozes estão direcionadas a audiências pequenas e promovem pequenos movimentos que começam na base. Em uma analogia, elas se parecem com uma pequena pedra que só precisa ser lançada uma vez na água para criar ondas maiores que seu próprio diâmetro.

Processos de mudança que acontecem lentamente, na base e construídos de baixo para cima geralmente não atraem muita atenção, eles não são tão visíveis como dramáticos e deliberados processos de mudança que acontecem de cima para baixo.

” Note que mudança efetiva não é apenas conduzida do “topo” para baixo – deliberada, decisiva, dramática – mas também acontece de baixo para cima e de dentro para fora – experimental, incremental, emergente.”* Henry Mintzberg

Neste post, gostaria de convidá-lo a refletir sobre os processos de mudança que acontecem de baixo para cima e que conforme descrito pelo Professor Mintzberg, são experimentais, incrementais e emergentes.

O caráter experimental para muitos, evoca um sentimento de liberdade talvez porque a palavra experimental traga uma autorização implícita para testar possibilidades sem o compromisso de acertar. O valor do que é experimental está no aprendizado que adquirimos ao longo do processo e não depende do resultado final.

Parece-me interessante que os resultados do processo experimental sejam sempre positivos, mesmo que o resultado da experiência pareça uma falha, podemos visualizar caminhos a serem evitados.

Quando nos nos permitimos a experiência de experimentação, mantemos nossas mentes abertas a uma ampla gama de possibilidades e, portanto, aumentamos nossas chances de identificar o melhor caminho que nos levará a uma mudança efetiva.

O que é incremental gera melhoria em rotinas já em execução. Uma melhoria pode ser o resultado de uma experiência experimental ou um insight de nossas reflexões.

Um pequeno avanço é incremental e seus  benefícios podem ser exponenciais se mantivermos nossas expectativas no longo prazo

A experimentação gera aprendizado e abre espaço para descoberta de caminhos para um novo caminho que emerge da experiência factível, contextualizado e efetivo.

Pequenos movimentos de mudança geralmente são silenciosos, mas quando motivados por paixão e propósito, são legítimos e capazes de gerar engajamento.  

Caro leitor, por favor, compartilhe seus pensamentos, seus comentários e experiências pessoais de mudança serão inspiradores.

*Extraído de: Mintzberg, Henry, 2009, Simply Managing: what managers do and can do better. ISBN978-1-60994-923-5, Berrett-Koehler Publishers, Inc

Credito da Foto de ilustração: Armitage77 on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND