Na literatura, existem diferentes tipos de frameworks, alguns são bem complexos, mas vários outros são práticos para aplicação nos desafios do nosso dia a dia. Em geral, são ferramentas úteis para nos ajudar a organizar os pensamentos e compreender o contexto. Neste post, convido-o a refletir sobre o Cultural Web.

“Cultura é para uma organização o que a alma é para uma pessoa” Henry Mintzberg

“Cultura está para uma organização como o caráter para um indivíduo. Ou seja, as organizações não têm culturas; elas são culturas ”. David K. Hurst

Culturas organizacionais são geralmente relacionadas ao caráter e a alma de um indivíduo, então em minha reflexão sobre como utilizar o Cultural Web, decidi tentar uma aplicação com foco um pouco diferente.

O Cultural Web foi desenvolvido para mapeamento de culturas organizacionais. Em minhas reflexões, no entanto, pensei que seria interessante usá-lo para analisar como minhas histórias pessoais, rotinas e símbolos refletem meus valores pessoais.

Foi um exercício muito interessante e posso dizer que consegui insights valiosos. Então, vou compartilhar brevemente sobre o framework e daí você pode pensar em sua própria aplicação para usar o Cultural Web.

Gerry Johnson e Kevan Scholes desenvolveram o Cultural Web. É uma ferramenta abrangente para mapear culturas organizacionais e que nos permite identificar as mudanças necessárias nas atitudes e comportamentos em uma organização para se atingir um novo objetivo organizacional.

Extraído do Livro The Art of Change Making publicado pelo The Leadership Centre

Em meu exercício de reflexão, decidi trabalhar em três etapas: refletir primeiramente sobre os itens da parte superior do framework, em seguida sobre os itens da parte inferior do framework e então definir o paradigma.

A reflexão sobre os tópicos superiores do framework é a mais fácil. Se você pensa em uma organização, é fácil lembrar de histórias, identificar rotinas e correlacioná-las com símbolos que representam uma organização.

A reflexão sobre a parte inferior do framework é um pouco mais analítica. Para uma organização, as estruturas de poder estão relacionadas com as pessoas que podem fazer as coisas acontecerem ou o contrário. Para o propósito do meu exercício, fiz uma pequena alteração na interpretação desse tópico e refleti sobre quem são as pessoas que influenciam de forma decisiva na minha vida.

Estruturas organizacionais são as estruturas formais ou a hierarquia de uma organização. Para o meu exercício, pensei na estrutura de vida necessária para manter a qualidade e o estilo de vida.

Os sistemas de controle são os diferentes sistemas que regulam uma organização, como por exemplo, sistemas de controle financeiro, de qualidade e muitos outros tipos de controles. Para o meu exercício, pensei nas disciplinas e ferramentas que me ajudam na gestão de meus projetos pessoais.

A última parte da reflexão é a mais interessante de todas. Pensando em histórias, rotinas, símbolos, pessoas, estrutura e sistemas de controle, podemos sintetizar todos os pontos e visualizar o paradigma.

O framework Cultural Web é uma ferramenta poderosa para entender a cultura de organizações, mas pode ser também uma ferramenta interessante para nos ajudar a descobrir como nossas práticas e decisões diárias combinam com nossos valores pessoais.

“… viver no século 21 exigirá um novo tipo de ser humano, mais consciente de si mesmo, mais social, mais culturalmente sábio e mais inovador na forma de agir”. Edgar H. Schein

O conhecimento sobre nossos ambientes sociais e sobre nós mesmos é essencial para nos permitir interagir melhor em nossas comunidades e mantermos nossa funcionalidade em diferentes ambientes de trabalho.

From Henry Mintzberg “Managing the Myths of Health Care” Berrett-Koehler Publishers, Inc (2017), ISBN 9781626569058 pg. 188

Hurst, David K., 2012, The New Ecology of Leadership: Business Mastery in a Chaotic World, ISBN 978-0-231-15970-8, Columbia University Press

Schein, Edgar H, 2013, Humble Inquiry: The Gentle Art of Asking Instead of Telling. ISBN978-1-60994-981-5. Berrett-Koehler Publishers, Inc.

Systems Leadership Steering Group, 2015, The Art of Change Making, ISBN 978-0-9931400-9-9, The Leadership Centre