O corona vírus está aumentando rapidamente no mundo da mesma forma que  muitas informações sobre ele estão se espalhando. Infelizmente, muitas das informações são falsas; no entanto, muitos grupos da sociedade já estão cientes de que a ação principal para tornar essa pandemia administrável é achatar a curva de propagação do vírus, engajando as pessoas a praticarem o distanciamento social.

Praticar distanciamento social não é fácil para os seres humanos. É desconfortável abrir mão da interação social porque a vida social é muito preciosa nós. No entanto, observando os exemplos de países afetados pelo Coronavírus nos meses anteriores, é notável que nos casos em que as populações se engajaram na prática do distanciamento social logo no início da propagação do vírus, os sistemas de saúde tiveram a chance gerenciar melhor o alto fluxo de pacientes de maior risco.

Neste post, gostaria de convidá-lo a refletir sobre como podemos tornar viral a idéia de praticar a distância social. Talvez possamos aplicar as mesmas táticas do vírus para vencê-lo no final.

Ações coordenadas

“A mudança acontece quando algo é memorável. Somente as coisas que “colam” podem levar alguém a mudar a maneira como se comporta ou pensa. Isso significa que as idéias de mudança precisam ser apresentadas de maneiras diferentes, que atraiam a atenção das pessoas. Elas têm para serem apresentadas e estruturados de maneira a torná-las visíveis ” The Art of Change

Nos esforços para fazer “colar” a idéia de praticar a distância social, é necessário um alinhamento completo de muitos setores da sociedade no apoio da estratégia. Por mais perturbador que possa ser, o fechamento de escolas, cancelamento de grandes eventos de entretenimento e encontros não-essenciais, precisa acontecer de forma coordenada para atrair a atenção das pessoas e engajar até os indivíduos mais céticos.

Foco claro e comunicação

“Nossa comunicação tinha que ser excelente – todos precisavam estar na mesma página, todos com os mesmos fatos, pois nosso público aproveitaria qualquer discrepância em nossas histórias como evidência de enganação” David K. Hurst

Além da coordenação das ações, é fundamental que a liderança mostre um alinhamento perfeito na comunicação e transparência para ganhar confiança e engajamento das multidões. A mensagem precisa ser clara e um comportamento coerente dos líderes é um requisito para promover mudanças.

“… um senso de engajamento e poder coletivos, de uma equipe com uma missão compartilhada e um objetivo comum, mas com cada pessoa contribuindo de uma maneira única”. David K. Hurst

A mudança começa na base

“Observe que a mudança efetiva não é apenas conduzida de cima para baixo – deliberada, decisiva, dramática – mas também de baixo para cima e de dentro para fora – experimental, incremental e emergente”. Henry Mintzberg

De fato, um surto epidêmico requer medidas rápidas que vêm de cima para baixo, medidas deliberadas, decisivas e dramáticas. No entanto, as mudanças também podem acontecer de baixo para cima, se comunidades locais de indivíduos engajados usarem seu poder de influência para tornar a mensagem viral.

Se cada um de nós nos concentrarmos em engajar pelo menos uma ou duas pessoas com a idéia de praticar a distância social nesse momento, podemos viralizar a idéia de praticar a distância social como forma de combater o ataque do corona vírus que está ferindo as nossas comunidades.

Caro leitor, por favor, use seu poder de influência. A distância social funciona e, se trabalharmos juntos agora, podemos minimizar as perdas humanas e retomar nossas vidas e negócios mais rápido. 

Systems Leadership Steering Group, 2015, The Art of Change Making, ISBN 978-0-9931400-9-9, The Leadership Centre

Hurst, David K., “The New Ecology of Leadership: Business Mastery in a Chaotic World”, Columbia University Press (2012).

Mintzberg, Henry, 2009, Simply Managing: what managers do and can do better. ISBN978-1-60994-923-5, Berrett-Koehler Publishers, Inc

Photo on VisualHunt.com